A MORFOLOGIA DOS DESVIOS DE GÉNERO GRAMATICAL EM PLNM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40574

Palavras-chave:

sistema de classificação nominal, género gramatical, aquisição tardia de português como língua não materna, transferência linguística

Resumo

Reconhecendo o género gramatical como uma área crítica na aquisição tardia do português como língua não materna (PLNM) (FERREIRA, 2011; 2019; MARTINS, 2015; PINTO, 2017), neste trabalho analisam-se desvios morfológicos detectados em produções escritas por falantes nativos de espanhol, alemão e inglês, a frequentar turmas em diferentes níveis de proficiência linguística. Mais especificamente, pretende-se apurar, a partir da análise de formas morfológicas desviantes que resultam da tentativa do aprendente em estabelecer a concordância nominal em género, padrões de aquisição desta estrutura que se correlacionem quer com fatores intralinguísticos, como a configuração do sistema linguístico (v.g. morfossemântico) nativo do aprendente e as características de atribuição de valores de género do português (VILLALVA, 1994; MOTA, 2020), quer com fatores extralinguísticos, como o nível de aprendizagem. Da análise empírica conclui-se que, além da transferência linguística, uma parte substancial dos desvios resulta da sobregeneralização dos padrões de atribuição de valores de género disponíveis em português (*os tempos livros, *as carpetas). Portanto, estes dados são reveladores de um certo grau de sensibilidade dos diferentes grupos de aprendentes quanto aos indícios formais de atribuição de género.

Referências

AIKHENVALD, A. Y. Classifiers. A Typology of Noun Categorization Devices. Oxford: University Press, 2000.

BRITO, A. M. Categorias Sintácticas. In.: MATEUS, M. H.M. et al. Gramática da Língua Portuguesa (5ª ed., revista e aumentada), Lisboa: Caminho, 2003, p. 323-432.

CHOUPINA, C. M.; BAPTISTA, M. A.; COSTA, J. A. A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE. Anais do IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, V. 3, n. 1. Uberlândia, 2014.

CHOUPINA, C. M.; BAPTISTA, M. A.; COSTA, J. A.; OLIVEIRA, I.; QUERIDO, J. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre o género linguístico nos alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1 (1), p. 201-231, 2016.

CORBETT, G. G. Gender. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

CORDER, S. P. La importancia de los errors del que aprende una lengua segunda. In.: LICERAS, J. M. (org.). La Adquisición de las lenguas extranjeras: hacia un modelo de análisis de la interlengua. Madrid: Visor, p.31-40, 1992. Tradução espanhola do original inglês de 1967.

FERREIRA, T. S. Padrões na aquisição/aprendizagem da marcação de género nominal em português como L2. Coimbra: FLUC, 2011. Dissertação (Mestrado em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda), Faculdade de Letras, UC, Coimbra, 2011.

FERREIRA, T. S. Aquisição/aprendizagem do sistema de atribuição de género nominal em PLNM. Coimbra: FLUC, 2019. Tese (Doutoramento em Linguística do Português), Faculdade de Letras, UC, Coimbra, 2019.

FRANCESCHINA, F. Fossilized Second Language Grammars – the Acquisition of Grammatical Gender. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2005.

GODINHO, A. P. A aquisição da concordância de número e a sua relação com a aquisição da concordância de género: um estudo realizado com aprendentes chineses de português L2. In.: MARÇALO, M. J.; LIMA-HERNANDES, M.; ESTEVES, E.; FONSECA, M.C.; GONÇALVES, O.; VILELA, A.L.; SILVA, A. A. (eds.). Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras juntar culturas. Universidade de Évora, p. 28-55, 2010.

GRINEVALD, C. Classifiers. In.: BOOIJ, G.; LEHMANN, C.; MUGDAN, J.; SKOPETEAS, S. (eds.). Morphology: an international handbook on inflection and word formation. Berlin: Walter de Gruyter, 2000, p. 1016-1031.

IBRAHIM, M. H. Grammatical Gender. Paris: Mouton, 1973.

LACSÁN, V. The acquisition of gender agreement in L2 Portuguese by adult Hungarian speakers. Lisboa: FLUL, 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística do Português), Faculdade de Letras, UL, 2015.

LEIRIA, I. Léxico, Aquisição e Ensino do Português Europeu língua não materna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2006.

MARIOTTO, E. M. C. & LOURENÇO-GOMES, M. C. Análise de erros na escrita relacionados à aprendizagem da concordância de gênero por falantes nativos do inglês, aprendentes de português europeu como língua estrangeira. In.: Anais do IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP). Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Faculdade de Letras/UFG, Goiânia, Goiás, Brasil, p. 1278-1285, 2013.

MARTINS, C. S. P. Número e género nominais no desenvolvimento das interlínguas de aprendentes de português europeu como língua estrangeira. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série Letras e Ciências Sociais, 1 (1), p. 26-51, 2015.

MOTA, M. A. Morfologia nas interfaces. In.: MARTINS, A. M.; CARRILHO, E. (eds.). Manual de Linguística Portuguesa, Berlin/Boston: De Gruyter, 2016a, p. 156-177.

MOTA, M. A. Morfologia do nome e do adjetivo. In.: RAPOSO, E. B. P.; DO NASCIMENTO, M. F. B.; MOTA, M. A.; SEGURA, L.; MENDES, A. (eds.). Gramática do Português, V. III. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2020, p. 2833-2930.

PINTO, J. A aquisição do género e da concordância de género em português língua terceira ou língua adicional. In.: Osório, P.; Grosso, M. J. (eds.). Teorias e Usos Linguísticos – Aplicações ao Português Língua Não Materna. Lisboa: Lidel, p. 91-110, 2017.

RIO-TORTO, G.; RODRIGUES, A. S. Formação de nomes. In.: RIO-TORTO, G. et al. Gramática Derivacional do Português (2ª edição), Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 135-240.

RITTER, E. Where’s Gender?. Linguistic Inquiry, 24 (4), p. 795-803, 1993.

SABOURIN, L.; STOWE, L. A.; DE HAAN, G. D. Transfer effects in learning a second language grammatical gender system. Second Language Research, SAGE Publications, 22(1), p. 1-29, 2006.

SELINKER, L. La Interlengua. In.: LICERAS, J. M. (org.). La Adquisición de las lenguas extranjeras: hacia un modelo de análisis de la interlengua. Madrid: Visor, p.79-101, 1992. Tradução espanhola do original inglês de 1972.

VILLALVA, A. Estruturas morfológicas. Unidades e Hierarquias nas Palavras do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

VILLALVA, A. Estrutura mórfica básica. In Mateus, In.: MATEUS, M. H.M. et al. Gramática da Língua Portuguesa (5ª ed., revista e aumentada), Lisboa: Caminho, 2003, p. 919-931.

WHITE, L.; VALENZUELA, E.; KOZLOWSKA-MACGREGOR, M.; LEUNG, Y. I. Gender and number agreement in nonnative Spanish. Applied Psycholinguistics, 2, p. 105-133, 2004.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier