A MORFOLOGIA FAZ SENTIDO: INTEGRAÇÃO ENTRE TEXTO, LEITURA E ANÁLISE MORFOLÓGICA

Autores

  • Vitor de Moura Vivas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Margareth Andrade Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40798

Palavras-chave:

Morfologia, Texto, Leitura, Construção argumentativa.

Resumo

As funções e motivações apresentadas por Basílio (1987, 2011) sinalizam para a perspectiva sociocognitiva e interacional da linguagem, estudada, principalmente, pelas teorias de texto e discurso. Conforme Koch (2005) e reiterado por diversos autores, as escolhas linguísticas não são neutras e evidenciam um projeto de dizer. Nesse sentido, nosso objetivo é apresentar uma proposta de atuação em que um tópico recorrente no ensino de morfologia – a nominalização – seja estudado tendo em vista seus efeitos de sentido e função na construção textual. Como demonstraram Souza e Gonçalves (2018), a interface entre morfologia e a Linguística Textual revela uma relação muito próxima entre o plano morfológico e o plano textual.  Assim, com base no conceito de referenciação (cf. Cavalcante, 2011), as nominalizações serão vistas como processo importante para construção da coerência e da argumentação por sua capacidade de rotular/sumarizar porções textuais. Além disso, pretendemos apresentar como essa interface pode ser associada ao ensino de leitura e aos gêneros textuais e seus aspectos discursivos, como intencionalidade, orientação argumentativa e finalidade, por exemplo. É nesse contexto que surge a motivação para a discussão aqui proposta, como forma de incentivar um trabalho mais qualificado com a leitura em sala de aula, oferecendo sugestões para isso. Para tanto, analisaremos um editorial, examinando como as nominalizações colaboram para coerência textual e compreensão global do texto e para a construção da argumentação no editorial analisado.

Biografia do Autor

Vitor de Moura Vivas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

É graduado em Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista CAPES e FAPERJ NOTA 10 no Mestrado e fez o Doutorado na UFRJ com bolsa da CAPES. Atuou como Professor Substituto de Língua Portuguesa na UFRJ e na UERJ. Desde junho de 2011, é Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro. É lider do grupo MORFOLOGIA E USO: POR NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS, financiado pelo IFRJ/CNPQ com bolsa PROCIÊNCIA. É organizador e autor de periódicos, livros, além de ter diversos capítulos e artigos científicos publicados. Participa também como integrante do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS MORFOLÓGICOS DO PORTUGUÊS (NEMP). Seus projetos de pesquisa são realizados em parceria/cooperação técnica com a UFRJ em conjunto com o Professor Dr. Carlos Alexandre Victorio Gonçalves e estudantes da Faculdade de Letras desta instituição. Outros Professores da UFRJ e do IFRJ atuam no grupo. Em 2019/2, foi Professor da disciplina Estudos Morfológicos do Português no Mestrado/Doutorado da UFRJ com Carlos Alexandre Victorio Gonçalves. Atuou na coordenação da equipe de Língua Portuguesa no IFRJ de junho de 2019 até agosto de 2020. 

Margareth Andrade Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

É graduada e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre (2012) e Doutora (2017) em língua portuguesa também pela UFRJ. Atuou no Ensino Fundamental pela rede municipal e particular do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, argumentação, literatura e ensino de leitura. Desde 2011, é professora efetiva de Língua Portuguesa e suas literaturas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Desenvolve pesquisas em parceria/cooperação técnica com o CEFET-RJ e é membro do GPLINT (Grupo de pesquisa em Linguística de Texto) da UFRJ, coordenado pela prof. Dra. Leonor Werneck. Atualmente, supervisiona o PIBID UFRJ - Subprojeto Língua Portuguesa (Produção Textual - Ensino Médio), período 2020-2022.

Referências

AMOSSY, R. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Trad. Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, 2011.

ASSIS, F.; M. MELO. Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: UMESP, 2010.

BASÍLIO, M. Teoria lexical. São Paulo: Ática, 1987.

BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

CAVALCANTE, M. Referenciação: sobre coisas ditas e não-ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

CAVALCANTE, M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.

CONTE, M. Encapsulamento Anafórico. In.: CAVALCANTE, M. et. al. (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 177-190.

GOMES, R. A modalização em reportagens jornalísticas. In: Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 4, 2008, p. 207-221.

GONÇALVES, C. A. V. Morfopragmática da intensificação sufixal em português. Revista de Letras, v.1, n. 24, p. 43-50, 2002.

GONÇALVES, C. A. V. Iniciação aos estudos morfológicos: flexão e derivação. São Paulo: Contexto, 2011.

GONÇALVES, C. A. V. Atuais tendências em formação de palavras. São Paulo: Contexto, 2016.

KOCH, I. Argumentação e linguagem. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KOCH, I.; ELIAS, W. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

MARCUSCHI. L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

SAMANIEGO, A. La categorización de entidades del discurso en la escritura professional. Tese de Doutorado, Departamant de Filologia Hispanica, Universitat de Barcelona, 2011, 630 p.

SANTOS, L.W; RICHE, R. C.; TEIXEIRA, C. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.

SOUZA, E. R. F.; GONÇALVES, C. A. V. Linguística Textual e Morfologia. In: SOUZA, E. R. F.; PENHAVEL, E.; CINTRA, M. R. (Org.). Linguística Textual: interfaces e delimitações. São Paulo: Cortez, 2018, p. 144-188.

VIVAS, V. M. et al. A. Ciência, texto e criatividade: como ensinar os processos de formação de palavras?. In: SIQUEIRA, S.; XAVIER, G. (Org.). Reflexões sobre leitura, língua e sociedade na educação básica. Rio de Janeiro: Litteris, 2019, p. 125-145.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier