Revista Diadorim

Ajuda do sistema
Idioma
Usuário
Ferramentas de artigos
Imprimir artigo
Exibir metadados
Como citar este documento
Política de Avaliação
Enviar artigo via e-mail (Restrito a usuários cadastrados)
E-mail ao autor (Restrito a usuários cadastrados)
Conteúdo da revista

Procurar
  • Por Edição
  • Por Autor
  • Por título
  • Outras revistas
Informações
  • Para leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários
Sobre os autores

Mariana Gonçalves da Costa orcid
http://lattes.cnpq.br/1485694235655537

Aluna do curso de graduação de licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Brasil

Graduanda em Letras - Português/Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Projeto PREDICAR: Formação e expressão de predicados e predicações: estabilidade, variação e mudança construcional, coordenado pela Profa. Dra. Marcia Machado Vieira (UFRJ), como bolsista de iniciação científica (PIBIC-CNPq). Através da Linguística Funcional-Cognitiva, estuda o processo de construcionalização gramatical envolvendo o verbo volitivo 'querer' como auxiliar de futuro, tendo como base a Gramática das Construções. Também dentro do Projeto PREDICAR, tem interesse na implementação do software R em suas pesquisas, assim como na divulgação do uso dessa ferramenta entre linguistas no Brasil.

Lais Lima de Souza orcid
http://lattes.cnpq.br/7512318752609723

Aluna do curso de graduação de licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Brasil

Graduanda em licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista de Iniciação Científica sob orientação da Prof. Dra. Daniela Cid de Garcia, dedicando-se ao estudo do processamento da leitura. Paralelamente, integra o Projeto PREDICAR, coordenado pela Prof. Dra. Márcia Machado Vieira, onde desenvolve pesquisa sobre construções de desejo/futuridade sob a perspectiva da Linguística Funcional-Cognitiva. Também atua como aluna extensionista no Projeto de Extensão Linguística no Básico, que visa criar um diálogo entre a universidade pública e escolas da educação básica. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016).

Lais Lima de Souza orcid
http://lattes.cnpq.br/7512318752609723

Aluna do curso de graduação de licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Brasil

Graduanda em licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista de Iniciação Científica sob orientação da Prof. Dra. Daniela Cid de Garcia, dedicando-se ao estudo do processamento da leitura. Paralelamente, integra o Projeto PREDICAR, coordenado pela Prof. Dra. Márcia Machado Vieira, onde desenvolve pesquisa sobre construções de desejo/futuridade sob a perspectiva da Linguística Funcional-Cognitiva. Também atua como aluna extensionista no Projeto de Extensão Linguística no Básico, que visa criar um diálogo entre a universidade pública e escolas da educação básica. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016).

Open Journal Systems
Tamanho de fonte

Palavras-chave Clarice Lispector Construction Grammar Depoimento. Ensino de gramática Ensino. Fiama Hasse Pais Brandão Graça Graúna Linguistics Literatura Literatura Brasileira Morfologia Occitano Português Semântica Sociolinguística Sociolinguística Variacionista Variation