Creative, variable and formulaic uses in construction grammar - Interview with Dr. Konrad Szcześniak

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n3a46890

Palavras-chave:

Construction Grammar, Variation, Futurity, Meaning, Portuguese.

Resumo

Konrad Szcześniak is Professor of Linguistics at Palacký University (Czech Republic) and University of Silesia (Poland). He is the author of several books (e.g. SZCZEŚNIAK; ŁYDA, 2013; SZCZEŚNIAK, 2014)  and other texts, including papers about the Portuguese language  (SZCZEŚNIAK, 2015, 2017, 2019ab). The present interview focuses on how people use language fluently and how they develop a solid command of their mother tongue, based on research supported by grant 914106111UVV 2021-Fond děkanky.

 

Konrad Szcześniak é Professor de Linguística na Universidade Palacký (República Tcheca) e na Universidade da Silesia (Polônia). É autor de alguns livros (SZCZEŚNIAK; ŁYDA, 2013; SZCZEŚNIAK, 2014) e outros textos, inclusive de artigos sobre a língua portuguesa (SZCZEŚNIAK, 2015, 2017, 2019ab). A presente entrevista centra-se em como as pessoas usam a língua fluentemente e como desenvolvem um domínio sólido da sua língua materna, com base em pesquisas apoiadas pelo subsídio 914106111UVV 2021-Fond děkanky.

 

Biografia do Autor

Konrad Szcześniak, Palacký University (Czech Republic) and University of Silesia (Poland)

Gramática de Construções, Expressões formulaicas, construções gramaticais

Konrad Szcześniak is Professor of Linguistics at Palacký University (Czech Republic) and University of Silesia (Poland). He is the author of several books (e.g. SZCZEŚNIAK; ŁYDA, 2013; SZCZEŚNIAK, 2014)  and other texts, including papers about the Portuguese language  (SZCZEŚNIAK, 2015, 2017, 2019ab). The present interview focuses on how people use language fluently and how they develop a solid command of their mother tongue, based on research supported by grant 914106111UVV 2021-Fond děkanky.

Marcia dos Santos Machado Vieira, Federal University of Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, e em relação a estes temas: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (formas de tratamento ou referencialidade e construções com formas verbais); mudança de formas linguísticas decorrentes de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; predicação; auxiliaridade; impessoalização discursiva; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena o Projeto PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações. Os estudos nesse projeto desenvolvem-se com base em análise de usos do Português e/ou em pesquisa experimental e no quadro teórico da Linguística Funcional-Cognitiva e da Gramática das Construções ou sob a ótica de compatibilização entre Funcionalismo/Gramática de Construções e Sociolinguística. E visam a colaborar para a descrição da Gramática de Construções do Português. Coordena o Projeto VariaR: Variação nas Línguas Românicas. A docente participa do grupo de pesquisa Discurso & Gramática com sede na UFRJ, que se vincula a sedes na UFF e UFRN. Integra, na gestão 2014-2020, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguística). Coordena esse GT no biênio 2018-2021. Coordena a Comissão de Sociolinguística da ABRALIN. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É uma das editoras gestoras da Revista Diadorim: estudos linguísticos e literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Participa ativamente de eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Preside atualmente a Comissão Organizadora do Fórum Internacional em Sociolinguística (www.fis2019.com.br). Tem diversas publicações nas áreas de seu fazer científico. 


Mariana Gonçalves da Costa, UFRJ

Graduanda em Letras - Português/Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na área de ensino de língua inglesa, certificada por Cambridge através do CAE com proficiência C2 e atráves do TKT2. É bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (PIBIC) e integra o Projeto PREDICAR na área de Linguística Funcional-Cognitiva. Paralelamente, atua como co-coordenadora do Projeto de Extensão Linguística no Básico (PELB) que busca criar um diálogo entre a Universidade Pública e escolas da Educação Básica na área de Linguística. Tem especial interesse em Linguística Computacional, Humanidades Digitais, Ciência de Dados e Educação.

Lais Lima de Souza, UFRJ

Graduanda do curso de Licenciatura Português-Inglês da UFRJ. Integrou até 2021 a equipe do Projeto Predicar - Formação e expressão de predicados complexos e predicações: estabilidade, variação e mudança construcional

Referências

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Publicado

2022-11-01