BOTAR O FILHO NA ESCOLA: OS VERBOS BOTAR E COLOCAR NO FALAR DE FORTALEZA-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a46956

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, NORPOFOR, botar, colocar.

Resumo

Abordamos, nesta pesquisa, a variação entre botar e colocar no falar popular de Fortaleza - CE, em tempo aparente, com sentido de acomodar, matricular, prender e denunciar. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, analisamos o efeito de variáveis linguísticas (traço semântico e animacidade do objeto, (in)determinação do sujeito, papel do falante, tópico discursivo) e extralinguísticas (sexo, faixa etária e escolaridade) no uso do verbo botar. Para a realização desta, selecionamos dados de fala extraídos do banco de dados NORPOFOR (Norma Oral do Português Popular de Fortaleza), utilizando apenas o tipo de registro DID (Diálogo entre Informante e Documentador). O programa GoldVarb X contabilizou 102 ocorrências, sendo 72 (70,6%) para botar e 30 (29,4%) para colocar. Foram selecionadas como relevantes, para o verbo botar, os grupos de fatores escolaridade, faixa etária, tópico discursivo e papel do falante, nessa ordem. Constatou-se que as mulheres usam mais o verbo botar, com 78,6%, do que os homens, com 60,90%.

 

In this research, we approached the variation between botar and colocar in the popular speech of Fortaleza - CE, in apparent time, with the sense of accommodating, enrolling, arresting and denouncing. Based on the theoretical-methodological assumptions of Variationist Sociolinguistics, we analyzed the effect of linguistic (semantic trait and object animacy, (in)determination of the subject, speaker's role, discursive topic) and extralinguistic (gender, age and education) variables on use of the verb to botar. To carry out this, we selected speech data extracted from the NORPOFOR database (Oral Norm do Portuguese Popular de Fortaleza), using only the type of record DID (Dialogue between Informant and Documenter). The GoldVarb X program counted 102 occurrences, 72 (70.6%) for putting and 30 (29.4%) for placing. The groups of factors schooling, age, discursive topic and role of the speaker were selected as relevant for the verb to put, in that order. It was found that women use the verb botar more, with 78.6%, than men, with 60.90%.

Biografia do Autor

Cassio Murilio Alves de Lavor, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras – Língua Portuguesa (2014) pela Universidade Estadual do Ceará e pós-graduado em Neurolinguística pelo Centro Universitário FAVENE (2021). Atua na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista. Prof. Da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUCE). murilolavor_rh@hotmail.com

Aluiza Alves de Araújo, UNIVERSIDADE ESTADAL DO CEARÁ - UECE

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em Letras pela mesma instituição. É professora do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de Linguística com ênfase em Sociolinguística Variacionista.    aluizazinha@hotmail.com

Rakel Beserra de Macedo Viana, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE/FAFIDAM (2007). Especialista em Gestão Educacional (2009) e em Ensino de Língua Inglesa (2012). Tem experiência no Ensino Básico com desenvolvimento de Projetos de Leitura e Escrita e no Ensino Superior em Educação à Distância. rakelbeserra@gmail.com

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Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier