O diário como aliado para a leitura do texto literário: entre subjetividades e o protagonismo leitor na escola

Autores

  • Dorinaldo dos Santos Nascimento Universidade Federal do Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4735

Resumo

RESUMO: Face ao estreitamento e ao “apagamento” do lugar do texto literário no ensino fundamental, bem como manifestações deficitárias em leitura literária, desenvolvemos uma pesquisa-ação por meio de sequência didática, privilegiando-se a utilização do diário de leitura enquanto instrumento com potencialidades para intervenção e coleta de dados. A aplicação piloto ocorreu com alunos do 9°ano em uma escola da rede pública municipal (Banzaê-BA). Objetivamos com esta pesquisa analisar o papel do diário de leitura no processo de apreensão do texto literário (registro e compartilhamento), como também apresentar uma possibilidade de trabalho em educação literária para outros professores da educação básica. Enfatizamos que a prática diarista, aqui adotada, só se concretiza plenamente na sua socialização, cujo círculo de leitura constitui uma efetiva comunidade de leitores (a classe). Podemos conceber o diário de leitura como um gênero público da esfera educacional com elementos do diário íntimo em forma de texto escrito em primeira pessoa do singular, a partir de instruções preestabelecidas pelo docente. Nele, o leitor, à medida em que lê, dialoga de forma reflexiva com o texto lido, podendo evocar seu repertório de leituras e vivências. Analisamos duas entradas dos alunos após leitura do conto “A cabeça”, de Luiz Vilela (2006). Este também foi relido consoante instrumentalização para reinterpretação via cruzamento com outras linguagens (música), apresentação de dados/ imagens do autor e contato com texto de crítica literária. Os resultados evidenciaram um aluno-leitor mais protagonista, que se responsabiliza pela construção dos sentidos dos textos lidos. Apontaram, junto aos dados formais e de conteúdo do texto literário, a intervenção subjetiva dos leitores vinculada à construção e/ou reforço de identidade (s).


PALAVRAS-CHAVE: Diário de leitura, Texto literário, Leitor protagonista, Subjetividade leitora.

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Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Artigos