Uma comunidade de pensadores literários na escola: a proposta de Judith Langer e o ensino da literatura

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4737

Resumo

RESUMO: O artigo apresenta os principais aspectos da proposta metodológica de Judith Langer, pesquisadora norte-americana que influenciou sobremaneira os testes sobre competência em leitura nos Estados Unidos com seus estudos sobre letramento e aprendizado. No desenvolvimento do trabalho, são abordados temas como a leitura literária capaz de transformar as salas de aula em comunidades de pensadores literários; a leitura literária enquanto duas experiências distintas: experiência objetiva e experiência subjetiva; e a construção de representações durante a leitura, oportunidade na qual a autora apresenta quatro posicionamentos pelos quais o leitor transita durante a leitura literária (estar de fora e entrar em uma representação, estar dentro e se
movimentar numa representação, distanciando-se e repensando o que se sabe e distanciando-se e objetivando a experiência). Os tópicos desenvolvidos por Langer, todos eles na obra Pensamento e experiências literários (2005), são relacionados, no trabalho, a estudos de outros autores como Tânia R¶sing (1996), Marta Moraes da Costa (2006), Vicent Jouve (2002), Regina Zilberman (1999), entre outros. A proposta de Langer se apresenta como uma alternativa importante à escola brasileira na recepção dos diferentes gêneros literários, frente a um ensino de literatura que não tem se mostrado satisfatório na formação de leitores.


PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária, Construção de representações, Judith Langer.

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Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Artigos