PRONOMINAL SUBJECT IN ALAGOAS: A CASE OF CHANGE IN PROGRESS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a48145

Palavras-chave:

Linguistic Variation, Subject pronouns, Linguistic change

Resumo

Several studies demonstrate that Brazilian Portuguese is in a process of change in relation to the way in which pronominal subjects are carried out. There is a clear preference for full achievements over null subjects. However, these studies are mostly based on speech samples from the Southeast Region, which does not invalidate the research, but leaves room for some questions, especially if we take into account the large Brazilian territory and its social and cultural complexity. Thus, using a sample of the speech of 12 informants from Alagoas, of both sexes, distributed in three age groups, this research aimed to analyze 616 occurrences of pronominal subjects of the language spoken in Alagoas, with the intention of observing whether the process of variation and change linguistics already detected by Duarte (1995) in Rio de Janeiro would also be occurring in Alagoas. We adopt a theoretical foundation based on the Theory of Linguistic Variation (LABOV, 1983). The methodology also follows the guidelines of the aforementioned theory. The results revealed that the language spoken in Alagoas is also in a process of change, in relation to the form of realization of the pronominal subjects, since, in the studied corpus, the Alagoas speakers performed 69% of the subject position in its full form and that this process of Linguistic change is affecting Brazilian Portuguese on a very regular basis.

 

Diversos estudos demonstram que o Português Brasileiro está em processo de mudança com relação à forma de realização dos sujeitos pronominais. Observa-se uma clara preferência pelas realizações plenas em detrimento dos sujeitos nulos. Entretanto, esses estudos são baseados, em sua maioria, em amostras da fala da Região Sudeste, o que não invalida as pesquisas, mas dá margens a alguns questionamentos, principalmente se levarmos em conta a grande extensão territorial brasileira e sua complexidade social e cultural. Assim, utilizando uma amostra da fala de 12 informantes alagoanos, de ambos os sexos, distribuídos em três faixas etárias, esta pesquisa objetivou analisar 616 ocorrências de sujeitos pronominais da língua falada em Alagoas, com a intenção de observar se o processo de variação e mudança linguística já detectado por Duarte (1995) no Rio de Janeiro também estaria ocorrendo em Alagoas. Adotamos uma fundamentação teórica baseada na Teoria da Variação Linguística (LABOV, 1983). A metodologia também segue as orientações da citada teoria. Os resultados revelaram que a língua falada em Alagoas também está em processo de mudança, em relação à forma de realização dos sujeitos pronominais, pois, no corpus estudado, os falantes alagoanos realizaram 69% da posição sujeito na sua forma plena e que esse processo de mudança linguística está afetando o português brasileiro de uma forma bastante regular.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). É professora associada IV da Universidade Federal de Alagoas (2002). É Vice Coordenadora do Programa de Pós- Graduação da UFAL e professora  do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL e dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância e do Curso de Letras, atuando nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Variação Linguística e Ensino; Alfabetização e Letramento; Saberes e Metodologias no Ensino da Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa; Formação de professores e educação continuada. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Investigação e Estudos em Variação Linguística, Leitura, Escrita e Alfabetização.  É membro do Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação de Identidades”-CIIE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT.  Coordenou o PROCAD 168/2007, em parceria com a PUC -São Paulo e a Estácio de Sá No Rio de Janeiro, no qual desenvolveu a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes.  Foi Coordenadora de Área do do PIBID/Pedagogia/UAB/UFAL, no período de 2013 a 2018, no qual desenvolveu a pesquisa "Ampliando a formação inicial em leitura, escrita e oralidade com autonomia e criticidade” e da qual participam 16 bolsistas de PIBID e 03 Professoras dos anos iniciais, de 02 escolas publicas municipais, em Olho D'Água das Flores-Al. No período de  2006 a 2008, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL. Em 2007 coordenou o 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste-EPENN, que teve um público de 2350 participantes. Coordenou em 2007 e 2008 o projeto de Integração da Pós-Graduação com a Graduação. Coordenou o I,  II e III (20111, 2013, 2016) Encontro Luso Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, eventos realizados em parceria  a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e a  RED ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL. É avaliadora de Cursos e de Instituição do MEC/INEP.

Referências

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Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier