PROJETOS SOCIAIS E DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51111

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira (PLE), Projetos de aprendizagem, Projetos sociais.

Resumo

O professor de Português Língua Estrangeira (PLE) deve optar por um conjunto de subsídios teóricos que servem como base para suas práticas em sala de aula, geralmente chamados de abordagens. Partindo da abordagem e dos métodos comunicativos, bem como de outros elementos, elaboramos uma proposta para cursos de PLE com foco no ensino por meio de projetos sociais e projetos de aprendizagem. Assim, discutimos a fundamentação teórica de nossa proposta e elencamos uma série de sugestões de diferentes projetos a serem utilizados, desenvolvidos e/ou adaptados pelos professores de PLE. Ademais, fornecemos um pequeno contributo para a avaliação dos aprendizes e dos projetos dentro da presente proposta. Os resultados encontrados, bem como previstos, em casos de aplicações e adaptações futuras, é que os aprendizes apresentam melhores desempenhos e desenvolvimento de habilidades em PLE, e também possuem mais motivação para a aprendizagem do português, já que passam a encarar a língua, as culturas e os professores lusófonos de maneira positiva devido ao impacto que os projetos têm tanto dentro como fora de sala de aula.

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier