PREFÁCIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a55915

Palavras-chave:

Língua, Literatura

Resumo

O primeiro número do volume 24 da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários é publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos dois dossiês, congrega duas temáticas definidas pelos pesquisadores docentes que foram convidados a atuarem como editores do número, bem como contribuições, na forma de entrevistas, resenhas e artigos, oriundos de olhares e pesquisas presentes em diferentes instituições no Brasil e no exterior.

O dossiê temático de estudos linguísticos é organizado por Vanessa Meireles (Universidade Paul Valéry Montpellier 3), Marcia dos Santos Machado Vieira (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Sophie Sarrazin (Universidade Paul Valéry Montpellier 3).

O dossiê temático de estudos literários  é organizado por Anélia Montechiari Pietrani Anélia Montechiari Pietrani (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Godofredo de Oliveira Neto (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras) e Rita Olivieri-Godet (Universidade de Rennes 2 / Instituto Universitário da France).


Biografia do Autor

Marcia dos Santos Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professora-pesquisadora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. Doutora e mestre pela UFRJ, tem experiência na investigação de: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (construções de referenciação, predicação, modalização, intensificação e atenuação discursivas). Coordena: o Projeto brasileiro PREDICAR – Formação e expressão de predicados complexos e predicações; o Projeto franco-brasileiro VariaR – Variação em Línguas Românicas – em parceria com Vanessa Meireles (UPVM); o Projeto brasileiro CAPES PrInt – Vozes e escritas nos diferentes espaços da língua portuguesa (PPGLEV-UFRJ). Participa do grupo de estudos Discurso & Gramática. É membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística no biênio 2021-2023. Integra, desde 2014, a coordenação do eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL. Coordena esse GT desde 2018. Coordena a Comissão Científica da Área de Sociolinguística da ABRALIN. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É editora-chefe da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários da UFRJ. É Pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Áreas de interesse: Sociolinguística, Linguística Funcional-Cognitiva, Gramática de Construções, Ensino de Língua Portuguesa. 

Eliete Figueira Batista da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Eliete Figueira Batista da Silveira possui graduação em Bacharelado em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), graduação em Licenciatura em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (2013-2014) com financiamento da CAPES. Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado II na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, bem como em projetos de extensão universitária. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas envolvendo os seguintes temas: aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita e teorias fonológicas; ensino, variação e mudança linguísticas; estudos de base sociolinguística nos diferentes níveis da língua.

Downloads

Publicado

2023-04-14