Enriquecimento semântico de informações descritivas sobre gramáticas e dicionários (1808-1930): uma estratégia de aprimoramento no catálogo da FBN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n1a58366

Resumo

Esse estudo é parte do projeto de identificação de uma coleção de títulos de gramáticas e dicionários da língua portuguesa no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Objetiva oferecer insumos para o aprimoramento de informações disponibilizadas em catálogo, tendo como estratégia o enriquecimento semântico de informações descritivas e a adoção de expedientes tecnológicos modernos, como os links semânticos. O referencial teórico é apresentado numa breve discussão acerca da importância das gramáticas e dicionários para o processo de gramatização. Os fundamentos da catalogação/representação bibliográfica e os princípios do Linked Data subsidiam o uso dessa estratégia para o aprimoramento de catálogos. Resultados preliminares apontam a probabilidade de essa estratégia maximizar a descoberta, o uso e o reuso de informações descritivas em catálogos.

Biografia do Autor

Darlene Alves Bezerra, Fundação Biblioteca Nacional, bolsista FAPERJ.

Tem Doutorado (2019) e Mestrado (2013) em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF. É graduada em Arquivologia (2017) e em Biblioteconomia e Documentação (2010) pela UFF. Membro do grupo de pesquisa "A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade - 1820-1930". Seu foco de atuação está nas áreas de organização e representação da informação e do conhecimento em bibliotecas, museus e arquivos, em especial nos temas: modelos conceituais, interoperabilidade semântica, alinhamento semântico, compatibilidade de vocabulários, enriquecimento semântico, representação descritiva e catalográfica e princípios das tecnologias Linked Data da Web Semântica.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier