Como tecer, em A Dama e o Unicórnio, de Maria Teresa Horta, “o desejo da experiência desmesurada do obscuro e do ausente”?
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n1a63345Resumo
A partir das reflexões teóricas e filosóficas de Georges Bataille, O erotismo; Didi-Huberman, O que vemos e o que nos olha; A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg; Octávio Paz, A dupla chama: amor e erotismo; Édouard Glissant, Poética da Relação, entre outros, aliadas a uma fortuna crítica consagrada sobre a obra A Dama e o Unicórnio, de Maria Teresa Horta, o presente artigo busca estabelecer um diálogo em forma de contraponto com as imagens contidas nas tapeçarias medievais quatrocentistas “La Dame à la Licorne”. O fascínio despertado na autora pelo objeto aurático levam-na, ao “levantar a ponta de um véu e mostrar aos homens um lado ignorado ou antes esquecido do mundo que habitam”, a um trajeto poético aberto ao deslocamento, à multiplicidade, à errância de signos e palavras e à subversão. E, como, de acordo com a moda, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, o processo de apropriação de imagens sobreviventes e luminosas do passado virá a ser ressignificado no presente da escrita erótica e transgressora da contemporaneidade.
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