Explorando o ato de concordar nas mídias sociais: um estudo de corpus de pequena escala com propostas de estruturas técnica e analítica
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n2a63939Resumo
O artigo foca na metodologia de criação de um corpus de pequenas dimensões a partir de plataformas de mídia social como LinkedIn e Instagram, com o objetivo de estudar atos de fala, particularmente o ato de concordar no contexto das redes sociais espanholas. O objetivo é demonstrar as contribuições desse corpus para a compreensão dos atos de fala, abordando as complexidades e os desafios associados à coleta de interações conversacionais e dados dos usuários dessas plataformas, incluindo questões como representatividade, privacidade e limitações da plataforma. O artigo propõe uma ficha técnica para capturar informações contextuais e dados sociolinguísticos dos usuários, juntamente com uma ficha de análise pragmática para o ato de concordar. Esta última delineia as variáveis e variantes estudadas nos níveis interativo e ilocucionário, cobrindo aspectos como os tipos de turnos comunicativos que buscam concordância, os recursos diretos para expressar concordância, suas funções e complexidades. Em última análise, o artigo visa enriquecer o campo da pragmática de corpus, fornecendo um recurso para pesquisadores interessados na anotação de corpora pragmáticos para o estudo do ato de concordar.
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