Características Prosódicas do Fonoestilo Discurso Político e Estratégias de Aprendizagem Retratadas No Filme “O Discurso do Rei”
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n2a64169Resumo
Este artigo visa descrever as características prosódicas do fonoestilo discurso político, apresentar as estratégias de aprendizagem empregadas no filme O Discurso do Rei (2010) pelo mentor do rei, a fim de curá-lo de sua gagueira, e partilhar a metodologia que utilizamos nesta investigação. Como principal norte para nossa pesquisa, partimos do estudo de Castro (2008), que descreve características de um discurso político prototípico e as explorarmos para colocá-las à prova por meio da análise do corpus do filme em português. Importante destacar que, se tratando de uma obra fictícia, analisamos a performance do dublador do ator do filme sobre o rei George VI. Ademais, lançamos mão de Schneuwly e Dolz (2004) para trabalhar os meios cinésicos e analisar a performance corporal do ator que interpreta o rei. Para o corpus, selecionamos dois discursos proferidos pelo dublador antes e depois do personagem ser exposto às estratégias de aprendizagem do mentor, pautadas no tecnicismo e no afeto. Nosso corpus foi escolhido para (i) verificar se os aspectos da estrutura prosódica descritos por Castro (2008) se confirmam na performance do dublador do protagonista do filme, (ii) descrever as estratégias de aprendizagem retratadas no filme e sua possível aplicabilidade na vida real. Como metodologia, analisamos as pausas preenchidas e silenciosas, tempo total de pausa e sequências fônicas do corpus através do software PRAAT, além dos meios cinésicos, e comparamos os dois discursos, com o objetivo de observar se houve progresso na performance do dublador e na linguagem corporal do ator no que concerne aos parâmetros analisados. O resultado desta investigação sugere que sim, a estratégia de aprendizagem pautada na tecnicidade e no afeto foi exitosa na ficção, assim como acreditamos e defendemos para nossa prática docente, o ensino-aprendizagem que coaduna o técnico e o afetivo é eficaz e produz resultados de boa qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).