Características Prosódicas do Fonoestilo Discurso Político e Estratégias de Aprendizagem Retratadas No Filme “O Discurso do Rei”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n2a64169

Resumo

Este artigo visa descrever as características prosódicas do fonoestilo discurso político, apresentar as estratégias de aprendizagem empregadas no filme O Discurso do Rei (2010) pelo mentor do rei, a fim de curá-lo de sua gagueira, e partilhar a metodologia que utilizamos nesta investigação. Como principal norte para nossa pesquisa, partimos do estudo de Castro (2008), que descreve características de um discurso político prototípico e as explorarmos para colocá-las à prova por meio da análise do corpus do filme em português. Importante destacar que, se tratando de uma obra fictícia, analisamos a performance do dublador do ator do filme sobre o rei George VI. Ademais, lançamos mão de Schneuwly e Dolz (2004) para trabalhar os meios cinésicos e analisar a performance corporal do ator que interpreta o rei. Para o corpus, selecionamos dois discursos proferidos pelo dublador antes e depois do personagem ser exposto às estratégias de aprendizagem do mentor, pautadas no tecnicismo e no afeto. Nosso corpus foi escolhido para (i) verificar se os aspectos da estrutura prosódica descritos por Castro (2008) se confirmam na performance do dublador do protagonista do filme, (ii) descrever as estratégias de aprendizagem retratadas no filme e sua possível aplicabilidade na vida real. Como metodologia, analisamos as pausas preenchidas e silenciosas, tempo total de pausa e sequências fônicas do corpus através do software PRAAT, além dos meios cinésicos, e comparamos os dois discursos, com o objetivo de observar se houve progresso na performance do dublador e na linguagem corporal do ator no que concerne aos parâmetros analisados. O resultado desta investigação sugere que sim, a estratégia de aprendizagem pautada na tecnicidade e no afeto foi exitosa na ficção, assim como acreditamos e defendemos para nossa prática docente, o ensino-aprendizagem que coaduna o técnico e o afetivo é eficaz e produz resultados de boa qualidade.

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Publicado

2025-04-02

Edição

Seção

v26n2 - LING: Línguas românicas e práticas metodológicas