“Monangambé” e “Construção”: referenciando e objetificando o trabalho humano

Autores

  • Luiza Guimarães Lanes niversidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Escola Sistema de Ensino Contemporâneo, Miracema, RJ, Brasil | Centro Educacional Municipal Norberto Berno, Laranjal, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7008-9122

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n2a64256

Resumo

O objetivo geral deste estudo é analisar, sob a ótica da referenciação, o poema “Monangambé” (1961), de autoria do escritor angolano António Jacinto, e a música “Construção” (1971), produzida pelo compositor brasileiro Chico Buarque. Embora situadas em espaços e tempos distintos, as referidas produções tocam na exploração do trabalhador, explicitando as peculiaridades dessa exploração quando ocorrida no campo e na cidade. Diante desse cenário, escolhemos, como objetos de discurso, os termos monangambé e operário, responsáveis por auxiliar na delimitação temática que une os textos em pauta. Emerge, assim, o seguinte questionamento de pesquisa: de que modo a referenciação auxilia no arranjo arquitetônico de textos distintos do ponto de vista sociotemporal? Buscando responder à questão-problema, (i) faremos um levantamento teórico acerca do fenômeno da referenciação, a fim de apontar os subsídios que sustentam nossa investigação; (ii) enfatizaremos a noção de cadeia referencial, buscando explicitar a relevância de uma análise que explore a interligação dos mecanismos referenciais, e não apenas a identificação isolada de um referente; (iii) analisaremos os textos a partir de um viés linguístico, destacando as estratégias referenciais e as pistas textuais existentes. Quanto à metodologia, é um trabalho bibliográfico de natureza analítica-descritiva, que se respalda, sobretudo, em Cavalcante (2011), Koch (2010 [1989]; 2001), Marcuschi (2001; 2008), entre outros. Como resultado, constatamos que os processos referenciais e as pistas textuais são mobilizados de acordo com a dinâmica do gênero. Além disso, verificamos a concretização de tal manobra em gêneros diferentes que abordam, basicamente, a mesma temática, o que legitima a flexibilidade da referenciação em atender aos intuitos individuais de cada gênero através dos artifícios englobados em seu escopo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Guimarães Lanes, niversidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Escola Sistema de Ensino Contemporâneo, Miracema, RJ, Brasil | Centro Educacional Municipal Norberto Berno, Laranjal, MG, Brasil

Doutoranda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

LANES, Luiza Guimarães. “Monangambé” e “Construção”: referenciando e objetificando o trabalho humano . Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. e64256, 2024. DOI: 10.35520/diadorim.2024.v26n2a64256. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/64256. Acesso em: 10 mar. 2026.

Edição

Seção

v26n2 - LIT: O ziguezague de vozes e escritas em espaços de contato(s) e miscigenação mundo afora