Os efeitos da mudança linguística no aprendizado da escrita por jovens e adultos: Uma análise da não grafia de < R > em final de palavra
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n3a68662Resumo
Esta pesquisa se volta ao estudo da (não) grafia do grafema <r> em contexto de coda final de palavra — “morar ~ mora”; “interior ~ interio” — em produções escritas de 35 alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos) de uma escola pública no Rio de Janeiro (RJ). Parte-se do princípio de que os adultos, ao longo do aprendizado da escrita, recorrem ao conhecimento fonológico que possuem sobre a língua materna, assim como fazem as crianças (Cagliari, 1996; Ferreiro & Teberosky, 1986). Nesse sentido, entende-se que o avanço do cancelamento do rótico em final de palavra na fala adulta Brasil afora (Cardoso et al. 2014) tem impacto sobre as ocorrências de não grafia durante o período de alfabetização/letramento, de maneira que os dois fenômenos compartilhem condicionamentos semelhantes. Lançando mão das premissas da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004, 2005) e da Teoria da Variação e Mudança (Weinreich, Labov & Herzog, 1968; Labov 1994, 2001), investigamos a atuação de fatores tanto estruturais quanto sociais. Após a análise qualiquantitativa dos dados recolhidos, observamos que a não grafia ocorre em 21,4% de 551 verbos e em 10% de 150 não verbos. Ao separar os alunos da EJA em três grupos com base no histórico de escolaridade e letramento de cada um, não surpreendentemente, descobrimos que o grupo iniciante é responsável pelos percentuais mais altos de não grafia — 36,1% em verbos e 28,6% em não verbos —, seguido do grupo intermediário — 18,5% e 5% respectivamente — e, por fim, do grupo avançado —15,8% em verbos e nenhuma ocorrência em não verbos. Grosso modo, o histórico de escolaridade e letramento, a classe morfológica e o tipo de atividade se revelam as variáveis mais influentes no fenômeno investigado, enquanto a dimensão do vocábulo, a região de origem e o sexo possuem uma influência relativamente limitada ao grupo iniciante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.

A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).