Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n3a72086

Resumo

É uma complexa tarefa introduzir um Dossiê temático em homenagem ao Professor João Antônio de Moraes. Do ponto de vista acadêmico, são muitas as suas contribuições e seria ambicioso de nossa parte tentar abordar todas aqui. Para não adotarmos um perfil muito generalista, recorremos ao escritor Autran Dourado, que, em um trecho de seu livro A Ópera dos Mortos, escreveu:

“Um homem não é só, um lago de silêncio, necessita de ouvir a música da fala humana. Se a gente não cuida muito do que dizem as palavras, se não cheira o seu sumo, ouve apenas, a fala humana é rude e bárbara, cheia de ruídos estranhos, de altos e baixos. Atente agora não só com os ouvidos bem abertos, ouça com o corpo, com a barriga se possível, com o coração, e veja, ouça a doce modulação do canto. Só o canto, a música.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-12-27

Como Citar

CARNAVAL, Manuella; GOMES DA SILVA, Carolina. Apresentação. Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. e72086, 2025. DOI: 10.35520/diadorim.2025.v27n3a72086. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/72086. Acesso em: 10 mar. 2026.

Edição

Seção

DIADORIM VOLUME 27.3 - Especial - Dossiê de Língua - Fonética, Fonologia e Prosódia: uma homenagem ao Professor João Moraes.