O limbo das práticas autocompositivas judiciais: O debate atual e a contribuição de Kleber Filpo: Resenha de 'Mediação judicial: Discursos e práticas', por Klever Filpo (Mauad, 2011)

Autores

Resumo

FILPO, Klever Paulo Leal. Mediação judicial: Discursos e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. 216p.

 

Esta resenha tem por finalidade apresentar a obra Mediação judicial: discursos e práticas, publicada recentemente pelo pesquisador Kleber Filpo. Trata-se de uma contribuição ímpar para o aprofundamento dos estudos empíricos no campo da antropologia do direito. O autor, situado como um pesquisador que navega entre o mundo do direito e o mundo da antropologia, traz reflexões importantes sobre o uso dos métodos autocompositivo pelo sistema judiciário brasileiro. A partir de um olhar antropológico percebe o choque e a integração de diferentes formas de lidar com os conflitos na esfera judiciária.

Biografia do Autor

Daniel Victor Alves Borges Rodrigues, UFC

Mestre em Antropologia Social pela UFRN, Especialista em Mediação de Conflitos pela Universidade de Fortaleza, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFC e Bacharel em Serviço Social pela UECE. Tem experiência profissional na área de mediação de conflitos comunitários atuando junto ao Ministério Público Estadual do Ceará entre 2009 e 2015. Atualmente está vinculado ao Curso de Especialização em Pobreza, Educação e Desigualdade Social, ofertado pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Edição

Seção

Resenha