O limbo das práticas autocompositivas judiciais: O debate atual e a contribuição de Kleber Filpo: Resenha de 'Mediação judicial: Discursos e práticas', por Klever Filpo (Mauad, 2011)

Autor/innen

Abstract

FILPO, Klever Paulo Leal. Mediação judicial: Discursos e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. 216p.

 

Esta resenha tem por finalidade apresentar a obra Mediação judicial: discursos e práticas, publicada recentemente pelo pesquisador Kleber Filpo. Trata-se de uma contribuição ímpar para o aprofundamento dos estudos empíricos no campo da antropologia do direito. O autor, situado como um pesquisador que navega entre o mundo do direito e o mundo da antropologia, traz reflexões importantes sobre o uso dos métodos autocompositivo pelo sistema judiciário brasileiro. A partir de um olhar antropológico percebe o choque e a integração de diferentes formas de lidar com os conflitos na esfera judiciária.

Autor/innen-Biografie

Daniel Victor Alves Borges Rodrigues, UFC

Mestre em Antropologia Social pela UFRN, Especialista em Mediação de Conflitos pela Universidade de Fortaleza, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFC e Bacharel em Serviço Social pela UECE. Tem experiência profissional na área de mediação de conflitos comunitários atuando junto ao Ministério Público Estadual do Ceará entre 2009 e 2015. Atualmente está vinculado ao Curso de Especialização em Pobreza, Educação e Desigualdade Social, ofertado pela Universidade Federal do Ceará.

Veröffentlicht

2018-08-14