Governar pela crítica: O reformismo carcerário em Vigiar e Punir

Autores

  • José César de Magalhães Jr. Facamp
  • Daniel Veloso Hirata UFF

Palavras-chave:

Michel Foucault, Vigiar e punir, governo, reformismo, estratégia

Resumo

O artigo propõe uma leitura de Vigiar e Punir assentada sobre a perspectiva do reformismo como uma forma de governo. Para tanto, à luz dos cursos publicados posteriormente ao livro e, sobretudo, da obra Vigiar e Punir, estabelece-se a necessidade de uma análise da dimensão estratégica de Michel Foucault. Por fim, procura-se discutir o que seria a proposta de uma contra crítica do reformismo liberalismo utópico.

Biografia do Autor

José César de Magalhães Jr., Facamp

Professor de sociologia das Faculdades de Campinas (Facamp, Brasil). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), possui graduação em ciências sociais pela USP e em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL, São Paulo, Brasil).

Daniel Veloso Hirata, UFF

Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais (GSO) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da UFF. É pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), do Grupo Cidade e Trabalho do Laboratório de Pesquisas Sociais (Laps) da USP e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NuCEC) da UFRJ. Possui doutorado e mestrado pelo PPGS da USP e graduação em ciências sociais pela USP.

Downloads

Publicado

2017-12-05