Governar pela crítica: O reformismo carcerário em Vigiar e Punir
Autores
José César de Magalhães Jr.
Facamp
Daniel Veloso Hirata
UFF
Palavras-chave:
Michel Foucault, Vigiar e punir, governo, reformismo, estratégia
Resumo
O artigo propõe uma leitura de Vigiar e Punir assentada sobre a perspectiva do reformismo como uma forma de governo. Para tanto, à luz dos cursos publicados posteriormente ao livro e, sobretudo, da obra Vigiar e Punir, estabelece-se a necessidade de uma análise da dimensão estratégica de Michel Foucault. Por fim, procura-se discutir o que seria a proposta de uma contra crítica do reformismo liberalismo utópico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
José César de Magalhães Jr., Facamp
Professor de sociologia das Faculdades de Campinas (Facamp, Brasil). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), possui graduação em ciências sociais pela USP e em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL, São Paulo, Brasil).
Daniel Veloso Hirata, UFF
Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais (GSO) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da UFF. É pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), do Grupo Cidade e Trabalho do Laboratório de Pesquisas Sociais (Laps) da USP e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NuCEC) da UFRJ. Possui doutorado e mestrado pelo PPGS da USP e graduação em ciências sociais pela USP.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.