A construção médico-legal da violência sexual infantil nos EUA: Teorias, práticas e estratégias de controle
Autores
Herbert Rodrigues
USP
Palavras-chave:
criança, pedofilia, sistema jurídico, psiquiatria, controle social
Resumo
O artigo apresenta aspectos do debate sobre a violência sexual infantil nos EUA nas últimas três décadas. A análise centra-se na construção médico-legal da questão da pedofilia. O objetivo principal consiste em apresentar a consolidação do debate atual por meio de uma análise da literatura médica, do ordenamento jurídico, dos sistemas de avaliação dos delinquentes sexuais e das plataformas digitais que divulgam a identidade dos agressores sexuais infantis. A discussão desse material é importante para compreender os desdobramentos e os significados históricos e sociais da disputa pelo conceito de pedofilia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Herbert Rodrigues, USP
É pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e foi Visiting Scholar na University of Massachusetts (Umass/Amherst, EUA). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da USP, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da USP e graduado em ciências sociais pela mesma universidade.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.