Militâncias, abuso da violência policial e direitos humanos: Formas de produção de verdade na Auditoria de Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Sabrina Souza da Silva INCT-InEAC

Palavras-chave:

justiça militar, polícia militar, militância, direitos humanos, violência policial

Resumo

Em junho de 2013, diversas mobilizações políticas tomaram conta das ruas das principais capitais brasileiras. Durante esses atos, a repressão policial foi se tornando rotineira e cada vez mais truculenta. Algumas dessas ações procuravam imputar crimes a manifestantes ou, ainda, faziam uso da força de forma excessiva. No Rio de Janeiro, alguns dos policiais envolvidos nessas atividades foram denunciados e estão respondendo à Auditoria da Justiça Militar por crimes militares que cometeram durante essas manifestações. Neste artigo, busco discutir o tratamento dado pela Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro aos processos resultantes da atuação de policiais militares nesse contexto.

Biografia do Autor

Sabrina Souza da Silva, INCT-InEAC

Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC, Niterói, Brasil). É doutora e mestra em pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil) e graduada em ciências sociais pela UFF.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos