Militâncias, abuso da violência policial e direitos humanos: Formas de produção de verdade na Auditoria de Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Sabrina Souza da Silva INCT-InEAC

Palavras-chave:

justiça militar, polícia militar, militância, direitos humanos, violência policial

Resumo

Em junho de 2013, diversas mobilizações políticas tomaram conta das ruas das principais capitais brasileiras. Durante esses atos, a repressão policial foi se tornando rotineira e cada vez mais truculenta. Algumas dessas ações procuravam imputar crimes a manifestantes ou, ainda, faziam uso da força de forma excessiva. No Rio de Janeiro, alguns dos policiais envolvidos nessas atividades foram denunciados e estão respondendo à Auditoria da Justiça Militar por crimes militares que cometeram durante essas manifestações. Neste artigo, busco discutir o tratamento dado pela Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro aos processos resultantes da atuação de policiais militares nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Souza da Silva, INCT-InEAC

Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC, Niterói, Brasil). É doutora e mestra em pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil) e graduada em ciências sociais pela UFF.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos