O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização

Auteurs

  • Maria Claudia Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Johana Pardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés :

bullying, emoção, interação, violência escolar, vitimização

Résumé

O artigo examina as gramáticas emocionais de experiências de vitimização em episódios de bullying. A perspectiva teórica adotada é a sociologia interacionista, com ênfase na relação entre emoções e conformidade individual às normas sociais. Os dados consistem em onze entrevistas em profundidade realizadas com jovens egressos do ensino médio no Rio de Janeiro. A análise revelou a existência de um complexo emocional composto por raiva, vergonha e compaixão, que é comparado com gramáticas emocionais encontradas em experiências de vitimização em outras modalidades de violência, como assaltos a residências e sequestros, sugerindo a existência de uma gramática emocional da vitimização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Claudia Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É professora titular do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil). É doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e bacharel e licenciada em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil).

 

Johana Pardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Realiza estágio pós-doutoral no ICS da Uerj. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da mesma universidade e bacharel em antropologia pela Universidad Nacional de Colombia (Unal, Bogotá, Colômbia).

Téléchargements

Publiée

2018-12-11