O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
Resumo
O artigo examina as gramáticas emocionais de experiências de vitimização em episódios de bullying. A perspectiva teórica adotada é a sociologia interacionista, com ênfase na relação entre emoções e conformidade individual às normas sociais. Os dados consistem em onze entrevistas em profundidade realizadas com jovens egressos do ensino médio no Rio de Janeiro. A análise revelou a existência de um complexo emocional composto por raiva, vergonha e compaixão, que é comparado com gramáticas emocionais encontradas em experiências de vitimização em outras modalidades de violência, como assaltos a residências e sequestros, sugerindo a existência de uma gramática emocional da vitimização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



