Experiências sociais de familiares de pessoas desaparecidas: Competências para a dessingularização das demandas por justiça e modulações sociais das denúncias
Autores
Paula Marcela Ferreira França
Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave:
desaparecimento de pessoas, justiça, problemas sociais, gramáticas políticas, comunicação social
Resumo
Em três casos de desaparecimentos de pessoas, são analisados os esforços de mães e familiares para inscrever socialmente suas demandas por justiça. Os significados que imprimem aos seus dramas e as soluções possíveis esboçadas para o enfrentamento dos problemas não se comunicam com as interpretações de agentes policiais e da Justiça. Essa ausência de comunicação é aqui observada no modo como mães e familiares articulam recursos práticos para o enfrentamento da perda e desenvolvem gramáticas políticas de mobilização.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Paula Marcela Ferreira França, Universidade Federal do Tocantins
Professora do colegiado de ciências sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT, Tocantinópolis, Brasil). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, Brasil), mestre pelo mesmo programa e graduada em ciências sociais pela UFG.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.