Conhecer, classificar e intervir: Práticas e discursos de policiais-professores sobre os jovens vulneráveis na Cidade de Deus

Autores

  • Luana Dias Motta Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

conflito urbano, gestão da pobreza, vulnerabilidade, polícia, projetos sociais

Resumo

Este texto trata dos modos contemporâneos de gestão estatal do conflito urbano. A partir de etnografia da rotina de policiais das UPPs cedidos para conduzirem projetos sociais na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, analiso as classificações produzidas pelos policiais-professores sobre os jovens vulneráveis. Nesse esforço de tornar legível para intervir, a categoria vulnerabilidade emerge com centralidade, permitindo agrupar e individualizar segundos os riscos potenciais dos diferentes tipos de vulnerabilidade. Conforma-se, portanto, um dispositivo de gestão dos pobres que combina intervenções via social e repressão para prevenir e combater a violência.

Biografia do Autor

Luana Dias Motta, Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil), pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e coordenadora do Núcleo de Pesquisas Urbanas (NaMargem) da UFSCar. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e graduada em ciências sociais pela UFMG.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos