Sociabilidade violenta como modo de orientação da conduta: Entendendo a especificidade da violência urbana brasileira contemporânea

Autores

  • Marcio Abreu de França Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Palavras-chave:

sociabilidade violenta, violência urbana, Brasil, regulação da violência, ordens sociais

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de análise da especificidade da violência urbana brasileira contemporânea a partir da noção de sociabilidade violenta. Para isso, toma-se esse conceito como forma desregulada de uso da força física para fins criminais, impactando nas possibilidades de legitimação requerida às ações sociais. Duas possibilidades analíticas resultam dessa operação: avança-se na própria compreensão da sociabilidade violenta como elemento explicativo; e se permite a análise da criminalidade brasileira a partir da consideração de distintos modos de orientação da conduta, expondo uma sociedade normativamente fragmentada.

Biografia do Autor

Marcio Abreu de França, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professor de sociologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal, Penedo, Brasil) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (Neps), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil) e do Grupo de Estudo de Humanas do Brasil Contemporâneo (GEHB) da Ifal. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da UFPE, e graduado em ciências sociais pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

Dossiê Sociabilidade Violenta: Novas Interpretações