Sociabilidade violenta como modo de orientação da conduta: Entendendo a especificidade da violência urbana brasileira contemporânea

Autores/as

  • Marcio Abreu de França Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Palabras clave:

sociabilidade violenta, violência urbana, Brasil, regulação da violência, ordens sociais

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de análise da especificidade da violência urbana brasileira contemporânea a partir da noção de sociabilidade violenta. Para isso, toma-se esse conceito como forma desregulada de uso da força física para fins criminais, impactando nas possibilidades de legitimação requerida às ações sociais. Duas possibilidades analíticas resultam dessa operação: avança-se na própria compreensão da sociabilidade violenta como elemento explicativo; e se permite a análise da criminalidade brasileira a partir da consideração de distintos modos de orientação da conduta, expondo uma sociedade normativamente fragmentada.

Biografía del autor/a

Marcio Abreu de França, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professor de sociologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal, Penedo, Brasil) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (Neps), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil) e do Grupo de Estudo de Humanas do Brasil Contemporâneo (GEHB) da Ifal. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da UFPE, e graduado em ciências sociais pela mesma instituição.

Publicado

2019-01-23

Número

Sección

Dossiê Sociabilidade Violenta: Novas Interpretações