Sociabilidade violenta, o bandido e Deus: Considerações sobre a gramática da violência urbana

Autores

  • Jussara Freire Universidade Federal Fluminense
  • Cesar Pinheiro Teixeira IFCS/UFRJ

Palavras-chave:

sociabilidade violenta, sujeição criminal, mundo do crime, familiares de vítimas, favela

Resumo

Neste artigo, propomos analisar crime e violência como dois eixos de uma gramática específica cujos repertórios encontram-se em torno de um personagem central desse cenário, o bandido. Essa gramática da violência urbana delineia um conjunto de imperativos que configuram grande parte da sociabilidade urbana no Rio de Janeiro. Ela orienta as qualificações e reações de diversos atores no labiríntico circuito de acusações por ela própria gerada. Para esclarecer alguns movimentos importantes nesse circuito, exploramos nosso material empírico a partir de alguns distanciamentos e aproximações entre a sociabilidade violenta e a sujeição criminal.

Biografia do Autor

Jussara Freire, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, polo de Campos dos Goytacazes (UFF-Campos, Brasil), do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) e do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS), ambos da UFF e é coordenadora do grupo de pesquisa Cidades, Espaços Públicos e Periferias (diretório CNPq) e pesquisadora do Coletivo de Estudo sobre Violência e Sociabilidade (Cevis), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp, Rio de Janeiro, Brasil), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil) . Tem doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, Brasil) e mestrado e graduação em sociologia pela Université Paris X-Nanterre (França).

Cesar Pinheiro Teixeira, IFCS/UFRJ

Pesquisador (de pós-doutorado) do Necvu e pesquisador associado ao Cevis. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e tem graduação em ciências sociais pela Uerj.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

Dossiê Sociabilidade Violenta: Novas Interpretações