Intervenção federal e a guerra contra os pobres na cidade do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n3.23016

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, segurança pública, controle penal, violência urbana, neoliberalismo

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a intervenção federal no âmbito da segurança pública no Rio de Janeiro em 2018 a partir de uma reconstrução histórica dos projetos de segurança militarizada dentro da metáfora de guerra. Argumenta-se que a intervenção federal opera em continuidade com o paradigma repressivo que inicialmente buscou pacificar áreas não integradas à ordem constituída para o funcionamento da cidade corporativa neoliberal. Porém, inaugura um novo capítulo na gestão populista da segurança pública no Rio, aprofundando e atualizando a guerra contra os pobres favelados pela disseminação do medo.

Biografia do Autor

Ana Carolina Batista Morellato, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Aluna-pesquisadora no grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura e discente em Direito pela Faculdade de Vitória (FDV).

André Filipe Pereira Reid dos Santos, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV, Brasil).É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil).

Downloads

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Artigos