Intervenção federal e a guerra contra os pobres na cidade do Rio de Janeiro

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n3.23016

Mots-clés :

Rio de Janeiro, segurança pública, controle penal, violência urbana, neoliberalismo

Résumé

O presente artigo se propõe a analisar a intervenção federal no âmbito da segurança pública no Rio de Janeiro em 2018 a partir de uma reconstrução histórica dos projetos de segurança militarizada dentro da metáfora de guerra. Argumenta-se que a intervenção federal opera em continuidade com o paradigma repressivo que inicialmente buscou pacificar áreas não integradas à ordem constituída para o funcionamento da cidade corporativa neoliberal. Porém, inaugura um novo capítulo na gestão populista da segurança pública no Rio, aprofundando e atualizando a guerra contra os pobres favelados pela disseminação do medo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Carolina Batista Morellato, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Aluna-pesquisadora no grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura e discente em Direito pela Faculdade de Vitória (FDV).

André Filipe Pereira Reid dos Santos, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV, Brasil).É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil).

Publiée

2020-09-14