O artigo aborda as relações entre transportes públicos e cidadania, em contexto de transformação urbana promovida pelos grandes eventos no Rio de Janeiro, caracterizada como city marketing. Com base em etnografias realizadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires analisa as percepções sobre a utilização dos transportes públicos e o que estas revelam acerca da organização da sociedade e do status dos sujeitos que deles fazem ou não uso. Sustenta-se que essas experiências no Rio de Janeiro constituem formas específicas de se projetar no tempo e no espaço, resultando em uma conjugação mais ou menos subordinada a valores políticos e sociais como igualdade e liberdade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Lenin Pires, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
Professor do Departamento de Segurança Pública (DSP), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) e do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS), todos da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). Dirige o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC) da UFF, quadriênio 2017-2021. Possui doutorado e mestrado pelo PPGA da UFF e graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.