Transportes públicos, cidadania e política: Grandes eventos e 'globatização' no Rio de Janeiro
Palabras clave:
conflito, transporte público, circulação, gentrificação, globatizaçãoResumen
O artigo aborda as relações entre transportes públicos e cidadania, em contexto de transformação urbana promovida pelos grandes eventos no Rio de Janeiro, caracterizada como city marketing. Com base em etnografias realizadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires analisa as percepções sobre a utilização dos transportes públicos e o que estas revelam acerca da organização da sociedade e do status dos sujeitos que deles fazem ou não uso. Sustenta-se que essas experiências no Rio de Janeiro constituem formas específicas de se projetar no tempo e no espaço, resultando em uma conjugação mais ou menos subordinada a valores políticos e sociais como igualdade e liberdade.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al enviar un texto, los autores conservan los derechos de autor y conceden DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons tipo atribución BY (CC-BY), que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.