O que há de moral na carreira moral: Sobre dispositivos de transformação de si em ‘egressantes’ do sistema penitenciário
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v12n3.24780Palavras-chave:
Goffman, carreira moral, self, moral, ressacaResumo
O objetivo deste artigo é analisar o conceito de moral mobilizado por Goffman para construir sua ideia de carreira moral e relacioná-lo com o restante da obra do autor, especialmente com The Presentation of Self in Everyday Life. Para tanto, é mobilizada uma pesquisa sobre as carreiras morais de “egressantes” do sistema penitenciário carioca, atores em uma condição liminar entre o dentro e o fora do sistema, tratando sua interpretação de suas identidades na chave do accountability social circunstancial (por meio de desculpas) para seus percursos. Essa carreira é aqui pensada como uma transformação no sistema de significação característico do self.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.