O que há de moral na carreira moral: Sobre dispositivos de transformação de si em ‘egressantes’ do sistema penitenciário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v12n3.24780

Palavras-chave:

Goffman, carreira moral, self, moral, ressaca

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o conceito de moral mobilizado por Goffman para construir sua ideia de carreira moral e relacioná-lo com o restante da obra do autor, especialmente com The Presentation of Self in Everyday Life. Para tanto, é mobilizada uma pesquisa sobre as carreiras morais de “egressantes” do sistema penitenciário carioca, atores em uma condição liminar entre o dentro e o fora do sistema, tratando sua interpretação de suas identidades na chave do accountability social circunstancial (por meio de desculpas) para seus percursos. Essa carreira é aqui pensada como uma transformação no sistema de significação característico do self.

Biografia do Autor

Camille Porto, Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uerj)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil) e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da UFRJ e graduada em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Dossiê 60 Anos do Livro The Presentation of Self in Everyday Life, de Erving Goffman