Este artigo aborda as imagens da polícia, entendidas a partir do interacionismo simbólico, especificamente a partir das noções de representação em Erving Goffman, pensadas para as organizações policiais por Peter Manning. Assumimos que assim como nas interações face a face, entre atores sociais, as organizações executam também performances buscando apresentar aos seus públicos uma imagem positiva e coerente. Como estudo de caso, analisamos os mecanismos de projeção da imagem oficial da Policia Militar de Pernambuco nas redes sociais, nomeadamente em sua fanpage do Facebook. Entrevistas com membros do departamento de comunicação da PMPE complementam a análise.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Jacqueline Carvalho da Silva, Universidade de Málaga
Pesquisadora do Instituto Andaluz Interuniversitário de Criminologia (Iaic) e membro do Observatorio Criminológico del Sistema Penal ante la Inmigración (OCSPI), ambos da Universidade de Málaga (UMA, Málaga, Espanha). É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil), mestre em Sociologia pela Universidade do Minho (UMinho, Braga, Portugal) e bacharel em ciências sociais pela UFPE.
Dossiê 60 Anos do Livro The Presentation of Self in Everyday Life, de Erving Goffman
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.