Reflexiones en torno a un archivo policial de informaciones políticas y sus clasificaciones en el proceso represivo argentino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n1.25892

Palavras-chave:

repressão, polícia, arquivo, classificação, vigilância

Resumo

Reflexões sobre um arquivo policial de informação política e suas classificações no processo repressivo argentino explora as diferentes perspectivas sobre os arquivos da repressão na Argentina. Adotando o enfoque dos arquivos como processo construído pela disciplina arquivística, assim como pela história e pela antropologia, estudamos o Arquivo do Departamento de Informações Policiales da província de Santiago del Estero como dispositivo de poder. Isso permite iluminar as figuras legais, os discursos científicos e saberes práticos utilizados nos relatórios policiais de inteligência das pessoas que sustentam as fichas do organismo. O artigo contribui para a discussão sobre a militarização da polícia e seu papel na repressão no país na década de 1970.

Biografia do Autor

Maria Celeste Schnyder, Universidad Nacional de Santiago del Estero

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Nacional de Santiago del Estero (Unse, Santiago del Estero, Argentina) e pesquisadora adjunta do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (Conicet) e do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Social da Unse. É doutora em ciência política pela Universidade Nacional de Rosário (UNR, Rosário, Argentina), especialista em Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso, Buenos Aires, Argentina) e graduada em sociologia pela Unse.

Publicado

2021-01-22

Edição

Seção

Artigos