Policiamento comunitário na Polícia Civil de Minas Gerais: Notas sobre uma tentativa de mudança organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n3.26532

Palavras-chave:

policiamento comunitário, mudança organizacional, Polícia Civil, sociologia das organizações, análise de framework

Resumo

Esse artigo objetiva compreender como o policiamento comunitário, que visa uma mudança nos objetivos organizacionais, promove alterações nas polícias que o adotam. Para isso, estudamos a aplicação do modelo comunitário de policiamento em um segmento voltado à prática investigativa da Polícia Civil de Minas Gerais. Utilizamos como framework de análise os conceitos estruturantes da sociologia das organizações, a partir de uma pesquisa qualitativa realizada em 2017. Os apontamentos gerados nos permitem concluir que o policiamento comunitário se configura, a instituição em análise, em um novo nome para velhas práticas.

Biografia do Autor

Daniel Araujo de Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil). É mestre pelo mesmo programa e tem graduação em ciências sociais pela UFMG. Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Atualmente é analista da Polícia Civil de Minas Gerais e professor do curso de pós-graduação em criminologia da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG).

Nayara de Amorim Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do PPGS da UFMG. É mestre pelo mesmo programa e tem graduação em ciências sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil).

Downloads

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Artigos