Entre futuros e ruínas: Os caminhos da Barra Olímpica

Autores

  • Julia O'Donnell Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lilian Amaral de Sampaio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mariana Cavalcanti Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Barra da Tijuca, Barra Olímpica, urbanismo olímpico, expansão urbana, ruínas urbanas

Resumo

O artigo analisa o processo de urbanização da Zona Oeste carioca, desde uma perspectiva processual e etnográfica. A primeira parte traça um histórico da Barra da Tijuca, em que formas arquitetônicas e estilos de vida ligados ao bairro passam a extrapolar seu perímetro geográfico na construção material e simbólica da Barra Olímpica. A segunda examina as articulações políticas e transformações materiais pelas quais a região e seu mercado imobiliário passaram nos anos que antecederam a realização dos Jogos Olímpicos. Por fim, reflete sobre como as categorias “futuro” e “ruína” se entrelaçam de forma peculiar no desenvolvimento dessa região da cidade.

Biografia do Autor

Julia O'Donnell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Antropologia Cultural (DAC) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRJ e bacharel em história pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

Lilian Amaral de Sampaio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (FGV, Rio de Janeiro, Brasil) e bacharel em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (USU, Rio de Janeiro, Brasil).

Mariana Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil). É doutora em antropologia pela Universidade de Chicago (UChicago, EUA), mestre em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e bacharel em comunicação pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Edição

Seção

Dossiê Tempo, Espaço e Sociabilidades na Zona Oeste Carioca