Entre futuros e ruínas: Os caminhos da Barra Olímpica

Auteurs

  • Julia O'Donnell Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lilian Amaral de Sampaio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mariana Cavalcanti Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Barra da Tijuca, Barra Olímpica, urbanismo olímpico, expansão urbana, ruínas urbanas

Résumé

O artigo analisa o processo de urbanização da Zona Oeste carioca, desde uma perspectiva processual e etnográfica. A primeira parte traça um histórico da Barra da Tijuca, em que formas arquitetônicas e estilos de vida ligados ao bairro passam a extrapolar seu perímetro geográfico na construção material e simbólica da Barra Olímpica. A segunda examina as articulações políticas e transformações materiais pelas quais a região e seu mercado imobiliário passaram nos anos que antecederam a realização dos Jogos Olímpicos. Por fim, reflete sobre como as categorias “futuro” e “ruína” se entrelaçam de forma peculiar no desenvolvimento dessa região da cidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Julia O'Donnell, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Antropologia Cultural (DAC) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRJ e bacharel em história pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

Lilian Amaral de Sampaio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (FGV, Rio de Janeiro, Brasil) e bacharel em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (USU, Rio de Janeiro, Brasil).

Mariana Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil). É doutora em antropologia pela Universidade de Chicago (UChicago, EUA), mestre em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e bacharel em comunicação pela mesma universidade.

Publiée

2020-01-29

Numéro

Rubrique

Dossiê Tempo, Espaço e Sociabilidades na Zona Oeste Carioca