De traficante a pastor: Uma análise da conversão religiosa de traficantes do Bairro da Penha em Vitória (ES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.32571

Palavras-chave:

conversão religiosa, traficantes, evangélicos, Bairro da Penha, dádiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a conversão religiosa de traficantes residentes no Bairro da Penha, em Vitória (ES). A partir de entrevistas biográficas, as narrativas de vida de três pastores da Igreja Operando Deus, que tiveram carreira anterior no tráfico e depois na igreja, servirão à reflexão sobre um caminho que tem sido cada vez mais comum nas periferias brasileiras, em que os mundos do crime e da religião se relacionam das mais variadas formas. Neste artigo, essa relação será analisada como uma transição entre duas carreiras que conformam diferentes circulações de dádivas nos universos do crime e da religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Suzano Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Rio de Janeiro, Brasil) e mestre em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) da Universidade Candido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro, Brasil). É graduado em direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV, Vitória, Brasil) e em ciências sociais pela Ufes.

Gustavo Moulin Gouvêa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da  Ufes e graduado em comunicação social pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos