Crimes e cárceres femininos: Perspectivas de visitantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n2.34313

Palavras-chave:

prisão, mulheres, visita, crime, punição

Resumo

Buscando identificar a perspectiva de visitantes sobre os crimes atribuídos às mulheres privadas de liberdade e os locais de confinamento onde elas se encontram, apresentamos uma etnografia conduzida em duas prisões femininas. Entre o conjunto plural de interlocutores, há uma tendência de justificar a detenção das mulheres com sua vinculação a um parceiro bandido. Nenhum relato trata de crime cometido para sustento familiar, o que destoa de literatura recente sobre encarceramento feminino. A partir das narrativas, notamos que mulheres presas por crimes semelhantes são colocadas em prisões com meios de controle e punição muito distintos.

Biografia do Autor

Helena Salgueiro Lermen

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), do Instituto de Medicina Social (IMS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil) e graduada em psicologia pela PUCRS. Tem especialização em saúde comunitária e em saúde pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, Brasil).

Martinho Braga Batista e Silva

Professor do IMS/Uerj. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), mestre pelo PPGSC do IMS/Uerj e graduado em psicologia pela Universidade de Brasília (UNB, Brasil). Tem especialização em saúde mental pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos