A Zona Oeste do Rio de Janeiro como eixo de expansão urbana para habitação de interesse social:Considerações a partir do Programa Minha Casa Minha Vida em Senador Camará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n3.35682

Palavras-chave:

habitação de interesse social, PMCMV, Zona Oeste, desenvolvimento urbano desigual, território

Resumo

Este artigo analisa a participação da política habitacional pública da Prefeitura do Rio de Janeiro no incremento do padrão histórico de produção social do espaço urbano, caracterizado por sua forma periférica e rarefeita de urbanidade. Para isso, discute o caso do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no bairro Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. O texto mostra como o PMCMV reitera características de um processo de urbanização marcado historicamente pela segregação socioespacial e reafirma disparidades socioespaciais, em vez de ser um importante vetor de qualificação de áreas precárias e de promoção de um modelo mais igualitário de ocupação do território.

Biografia do Autor

Patrícia Nicola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), pós-graduada em Políticas Sociais pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio, Rio de Janeiro, Brasil), em Responsabilidade Social e Elaboração de Projetos Sociais pela Universidade Veiga de Almeida (UVA, Rio de Janeiro, Brasil), e tem graduação em serviço social pela Unigranrio. É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Espaço Urbano, Vida Cotidiana e Serviço Social (UrbanoSS) da Uerj.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos