A Zona Oeste do Rio de Janeiro como eixo de expansão urbana para habitação de interesse social:Considerações a partir do Programa Minha Casa Minha Vida em Senador Camará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n3.35682

Palavras-chave:

habitação de interesse social, PMCMV, Zona Oeste, desenvolvimento urbano desigual, território

Resumo

Este artigo analisa a participação da política habitacional pública da Prefeitura do Rio de Janeiro no incremento do padrão histórico de produção social do espaço urbano, caracterizado por sua forma periférica e rarefeita de urbanidade. Para isso, discute o caso do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no bairro Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. O texto mostra como o PMCMV reitera características de um processo de urbanização marcado historicamente pela segregação socioespacial e reafirma disparidades socioespaciais, em vez de ser um importante vetor de qualificação de áreas precárias e de promoção de um modelo mais igualitário de ocupação do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Nicola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), pós-graduada em Políticas Sociais pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio, Rio de Janeiro, Brasil), em Responsabilidade Social e Elaboração de Projetos Sociais pela Universidade Veiga de Almeida (UVA, Rio de Janeiro, Brasil), e tem graduação em serviço social pela Unigranrio. É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Espaço Urbano, Vida Cotidiana e Serviço Social (UrbanoSS) da Uerj.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos