Apresentação ao dossiê Roubo, Violência e Cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n3.36176

Palavras-chave:

roubo, violência, cidade, desigualdades, crime

Resumo

A hipótese com a qual este dossiê trabalha é que desigualdades e violência são prismas produtivos para análises e temas fundamentais do debate urbano, conectando-nos diretamente às cidades e aos territórios. Nesse sentido, os artigos exploram a violência a partir de diferentes perspectivas que giram em torno dos conflitos urbanos decorrentes das práticas de roubo. Nosso objetivo é duplo: de um lado, procuramos refletir sobre práticas criminais contra o patrimônio a partir de suas especificidades, apreendidas em pesquisas qualitativas de caráter etnográfico centradas em interações e situações empíricas, mas sem perder de vista suas implicações sociológicas mais amplas. De outro, mais do que uma abordagem criminológica, interessam-nos as relações entre o fenômeno dos roubos e a questão urbana.

Biografia do Autor

Luana Almeida Martins, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). É mestre pelo mesmo programa e tem graduação em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil) e em direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, Rio de Janeiro, Brasil). É pesquisadora vinculada ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (Nepeac), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), e ao Núcleo de Estudos em Psicoativos e Cultura (PsicoCult).

Diogo Silva Corrêa, Universidade de Vila Velha (UVV)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade de Vila Velha (UVV, Vila Velha, Brasil). Coordena o Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social (Labemus) e é pesquisador associado do Centre d'Études des Mouvements Sociaux (Cems), ambos da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS, Paris, França). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Rio de Janeiro, Brasil), e pela EHESS.

Gabriel Feltran, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Sociologia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil). É pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil).

Downloads

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Dossiê Roubo, Violência e Cidade