Das distorções da criminologia do Norte global a uma nova cosmovisão na criminologia do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.37961

Palavras-chave:

criminalidade, desvio social, divergência social, criminologia do Sul global, visão do mundo criminológico

Resumo

Este artigo examina as distorções da criminologia do Norte global na compreensão do conceito de ações sociais. Utiliza os métodos analítico e dialético para explicar os equívocos e as implicações do uso das noções de criminalidade e desvio social, utilizadas pela criminologia do Norte e assimiladas de forma acrítica no Sul. Como alternativa, apresenta a categoria teórica de divergência social. Estes serão os  pressupostos para abordar a questão central deste artigo: uma nova cosmovisão das ações que interessam ao direito penal e ao controle penal, em consonância com as necessidades da criminologia do Sul global.

Biografia do Autor

Germán Silva García, Universidad Católica de Colombia

Decano de direito, pesquisador e professor da Universidad Católica de Colombia (Bogotá, Colômbia) e pesquisador do Grupo de Investigación en Conflicto y Criminalidad da mesma universidade. É doutor em sociologia pela Universitat de Barcelona (UB, Espanha), mestre em sistema penal e problemas sociais pela UB e advogado pela Universidad Externado de Colombia (Bogotá, Colômbia). Foi vice-ministro da Educação e secretário-geral do Ministério da Educação Nacional da Colômbia e coordenador geral da Comisión Nacional Intersectorial de Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior (Conaces).

Fabiana Irala, Centro Superior de Foz do Iguaçu

Professora do Centro Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz/Fafig, Brasil). É doutoranda em criminologia pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, Brasil) e mestre em direito econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, Curitiba, Brasil).

Bernardo Pérez Salazar, Universidad Católica de Colombia

Professor e pesquisador da Universidad Católica de Colombia (Bogotá, Colômbia) e pesquisador do Grupo de Investigación en Conflicto y Criminalidad, da mesma universidade. É doutorando em educação na Universidad Santo Tomás (Bogotá, Colômbia), mestre em planejamento do desenvolvimento regional pelo Institute of Social Studies (ISS, Haia, Países Baixos) e bacharel em comunicação social pela Universidad del Valle (Cali, Colômbia). Foi pesquisador de convivência e segurança urbana da Polícia Nacional da Colômbia, assessor da Secretaria de Governo de Bogotá, assessor da Controlador Geral da República, assessor da UN Habitat e coordenador do Observatório de Gestão de Conflitos da Universidad Externado de Colombia (Bogotá, Colômbia).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos