Tecendo olhares sobre a gestão dos conflitos na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.40621

Palavras-chave:

educação, professor, estudante, conflitualidade, violências

Resumo

Os conflitos e as violências no espaço escolar são compreendidos neste artigo a partir de reflexões tecidas pelos olhares de docentes e estudantes. Nosso objetivo, nesse sentido, é refletir sobre o entendimento que os sujeitos escolares constroem em relação aos conflitos e violências no cotidiano escolar. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, utilizando técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada, grupo de discussão e diário de campo. Em síntese, os achados deste estudo são reflexões de olhares de sujeitos escolares, não exaurindo a complexidade da discussão, mas buscando contribuir para outros possíveis debates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Lopes da Silva, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece, Fortaleza, Brasil), especialista em administração escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral, Brasil) e graduada em serviço social e em filosofia pela Uece. É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (Covio) e do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais (Lapráticas), ambos da Uece. É professora da rede pública estadual do Ceará, lotada na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Rosemary de Oliveira Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil) e tem graduação em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisadora do Covio/Uece.

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab, Redenção, Brasil) e coordenadora e professora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Unilab-IFCE. É membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss) da Unilab. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFC, mestrado em educação em saúde pela Universidade de Fortaleza (Unifor, Brasil) e graduação em pedagogia pela UFC

Downloads

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos