Los efectos de subjetivación del dispositivo de prevención del delito en el marco de la gubernamentalidad de la seguridad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n2.42072

Palavras-chave:

efeitos subjetivos, dispositivo, prevenção do crime, governamentalidade, segurança

Resumo

O objetivo de Os efeitos subjetivos do dispositivo de prevenção ao crime no âmbito da governança da segurança é analisar os efeitos da subjetivação que têm sido induzidos pelas iniciativas governamentais ligadas à prevenção do crime, implementadas desde o início dos anos 2000, no âmbito do governo municipal de Rosário (Santa Fé, Argentina). A pesquisa visa detectar as tendências que os dispositivos preventivos favorecem para constituir certos tipos de sujeitos, -indivíduos e coletivos- e não outros. E a forma como isto está ligado à lógica da politização no cenário das práticas democráticas em nível local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Noelia Ginga, Universidad Nacional de Rosario Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Professora do bacharelado em trabalho social da Universidad Nacional de Rosario (UNR, Argentina). É doutora em ciência política pela URN, mestre em criminologia pela Universidad Nacional del Litoral (UNL, Santa Fe, Argentina) e licenciada em ciência política pela UNR.

Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Artigos