Los efectos de subjetivación del dispositivo de prevención del delito en el marco de la gubernamentalidad de la seguridad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n2.42072

Palavras-chave:

efeitos subjetivos, dispositivo, prevenção do crime, governamentalidade, segurança

Resumo

O objetivo de Os efeitos subjetivos do dispositivo de prevenção ao crime no âmbito da governança da segurança é analisar os efeitos da subjetivação que têm sido induzidos pelas iniciativas governamentais ligadas à prevenção do crime, implementadas desde o início dos anos 2000, no âmbito do governo municipal de Rosário (Santa Fé, Argentina). A pesquisa visa detectar as tendências que os dispositivos preventivos favorecem para constituir certos tipos de sujeitos, -indivíduos e coletivos- e não outros. E a forma como isto está ligado à lógica da politização no cenário das práticas democráticas em nível local.

Biografia do Autor

Luciana Noelia Ginga, Universidad Nacional de Rosario Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Professora do bacharelado em trabalho social da Universidad Nacional de Rosario (UNR, Argentina). É doutora em ciência política pela URN, mestre em criminologia pela Universidad Nacional del Litoral (UNL, Santa Fe, Argentina) e licenciada em ciência política pela UNR.

Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Artigos