Discutindo a hipótese das ‘geografias de oportunidades’ à luz do conceito de efeito-território: Evidências empíricas a partir de uma pesquisa conduzida em Salvador, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n2.43143

Palavras-chave:

pobreza, segregação residencial econômica, efeito-território, geografias de oportunidades, Salvador

Resumo

Neste estudo, abordam-se distintas propostas metodológicas que analisam os mecanismos do efeito-território. A partir de um estudo de caso conduzido em cinco bairros populares de Salvador, Bahia, indaga-se sob quais condições a proximidade a bairros de elite amplia as geografias de oportunidades. Aponta-se que as articulações sociais e econômicas entre os grupos socialmente distantes declinam nos bairros periféricos devido à falta de espaços públicos, que se conjuga com o isolamento físico dos condomínios de elite, e às altas taxas de criminalidade. Concluindo, pleiteia-se por uma aproximação holística às desigualdades sociais nas políticas urbanas. 

Biografia do Autor

Stephan Treuke, Ruhr-Universität Bochum Technische Universität Dortmund Emschergenossenschaft

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Ruhr-Universität Bochum (Bochum, Alemanha). Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA, Salvador, Brasil).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Artigos