mujer, delincuencia, violencia, discriminación sexual, conflicto social
Resumo
Vítimas ruins: Uma abordagem das perspectivas e experiências de mulheres criminosas tem o objetivo geral de conhecer experiências concretas de mulheres delinquentes, a partir do gênero e da violência como dimensões analíticas entrelaçadas. O estudo qualitativo é baseado em entrevistas com três mulheres egressas do sistema penitenciário de Buenos Aires (Argentina), com diferentes trajetórias criminais. Os depoimentos mostram, de um lado, como sua inserção nesse ambiente masculinizado desestabilizou suas autopercepções de gênero e, de outro, como o avanço do tráfico de drogas e políticas antidrogas produziu um sujeito feminino jovem, desprofissionalizado e genericamente “desempoderado”.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
María Florencia Actis, Universidad Nacional de Mar del Plata
Bolsista de pós-doutorado do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet, Argentina), pesquisadora do Grupo de Estudios sobre Familia, Género y Subjetividades (FGS) do Centro de Estudios Sociales y Políticos da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP, Buenos Aires, Argentina) e professora da pós-graduação da Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social da Universidad Nacional de La Plata (UNLP, Buenos Aires, Argentina). É doutora em comunicação, especialista em jornalismo, comunicação social e gênero e licenciada em comunicação pela UNLP.
Copyright (c) 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.