Dinâmicas inter-regionais de mercados e governança criminal em perspectiva comparada entre Fortaleza e Manaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46476

Palavras-chave:

dinâmicas criminais, governança criminal, governança estatal, mercados ilegais, coletivos prisionais

Resumo

Neste artigo, discutimos como a ação social contemporânea das “facções” aponta para um novo tipo de governança criminal, por meio de grupos armados, inovando a organização dentro e fora das prisões de Manaus e Fortaleza, no Brasil. Esses coletivos são eficientes para a adesão e o estabelecimento de legitimidade. Assim, valores e orientações morais, delegação de papéis, ampliação do acesso a armas de fogo e recursos financeiros, anexação de territórios, expulsão de moradores e resistência a investidas policiais são elementos da governança local da vida cotidiana. Por fim, descrevemos as maneiras de cooperação e conflito entre as governanças estatais e criminais.

Biografia do Autor

Italo Barbosa Lima Siqueira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam, Manaus, Brasil) e graduado em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, membro do grupo de pesquisa Ilhargas: Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia, da Ufam, e do Laboratório de Gestão de Políticas Penais (Labgepen), da Universidade de Brasília (UnB, Brasil).

Francisco Elionardo de Melo Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Faculdade Ieducare do Centro Universitário Uninta (Fied, Tianguá, Brasil). Tem doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece, Fortaleza, Brasil) e membro do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (Covio) da mesma universidade. É policial penal na Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP/CE, Sobral, Brasil).

Suiany Silva de Moraes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do PPGS da UFC, mestre pelo mesmo programa e graduada em ciências sociais pela mesma universidade. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (CNPq/LEV/UFC).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-21