New Technologies and Racism in Ostensive Policing in São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n3.47068

Palavras-chave:

policiamento ostensivo, filtragem racial, tecnologia, segurança pública, controle do crime

Resumo

Em As novas tecnologias e o racismo no policiamento ostensivo em São Paulo, discute-se os impactos das novas tecnologias no policiamento ostensivo, concentrando-se nas questões raciais. A Polícia Militar paulista foi estudada por meio de uma metodologia variada que possibilitou analisar os resultados do policiamento sobre os grupos de cor/raça e as percepções dos policiais sobre o racismo institucional. A brutalidade policial, as novas tecnologias e o racismo estão associados à manutenção de práticas racializadas de seleção de suspeitos, projetando significado em corporalidades negras e marcas de identidade. As novas tecnologias reforçaram essa seleção de perfil e falharam em contribuir para o controle da ação policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Sinhoretto, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil). Coordena o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (Gevac) da UFSCar. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, Brasil) e graduada em ciências sociais pela mesma universidade. É bolsista de produtividade do CNPq e pesquisadora do INCT-InEAC.

André Cedro, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no PPGS/UFSCar. Tem mestrado pelo mesmo programa e graduação em ciências sociais pela mesma universidade. É membro do Gevac-UFSCar e do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil).

Henrique Macedo, Universidade Federal de São Carlos

Doutor e mestre pelo PPGS/UFSCar e bacharel em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisador do Gevac-UFSCar e do INCT-InEAC/UFF.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos