De testemunho da ‘Guerra do Araguaia’ à luta por direitos na Amazônia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16n1.50377

Palavras-chave:

violência, Estado, Guerrilha do Araguaia, Amazônia, trauma

Resumo

A região do Araguaia foi atravessada por inúmeros conflitos desde a década de setenta que se configuraram como a Guerra do Araguaia. Nesse contexto, objetivamos demonstrar como camponeses dessa região se refizeram das inúmeras violências sofridas e se firmaram na luta por direitos sociais. Para tanto, apresentamos duas entrevistas trabalhadas por análise de conteúdo, evidenciando as diversas violências infringidas pelo Estado e suas formas de superação. Concluímos que o processo de reorganização psicossocial dos diversos traumas sofridos ocorre no campo da individualidade, faltando ainda um reconhecimento coletivo do Estado como repressor.

Biografia do Autor

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente do curso de letras e do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT, Araguaína, Brasil). É doutora pelo Programa de Pós – Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PSA) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil) e graduada em psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, São Paulo, Brasil).

Marcela Vecchione Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Professora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil). É doutora em ciências políticas/relações internacionais pela McMaster University (Hamilton, Canadá), mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil) e graduada em comunicação social pela PUC-Rio.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-17

Edição

Seção

Artigos