Xenofobia? Economia moral, direitos éticos-morais e dilemas da cidadania na África do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.52291

Palavras-chave:

xenofobia, pluralismo jurídico, soberania, cidadania, África do Sul

Resumo

Neste artigo, indicamos a inadequação do conceito de xenofobia para explicar a violência contra estrangeiros na África do Sul. Com as noções de “fetichização das origens” e “vandalismo”, alguns analistas sul-africanos caracterizaram violações aos direitos de imigrantes como distúrbios psiquiátricos e barbarismo, antigos clichês sobre a África. Mediante a etnografia dos Tshwane Riots (2016), indicamos que os saques de comerciantes Pakistani ocorreram conforme “leis” locais. Interpretamos esses ataques como estratégia política e sinal da existência de disputas soberanas entre o Congresso Nacional Africano (CNA) e setores orgânicos de seu eleitorado.

Biografia do Autor

Luís Roberto Cardoso de Oliveira, Universidade de Brasília

Professor titular livre no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB, Brasil), professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UnB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). É doutor em antropologia pela Harvard University (EUA), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e graduado em ciências sociais pela UnB.

Daniel M. Lage da Cruz, Universidade de Brasília

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de Brasília (UnB-Brasil), mestre em antropologia social pela mesma instituição e graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e em comunicação-social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil).

Downloads

Publicado

2023-05-09

Edição

Seção

Artigos